sábado, 24 de outubro de 2009

TERMINOLOGIA DE PESO E BALANCEAMENTO

Linha de referencia ou linha DATUM, é uma linha imaginaria em plano vertical localizada em uma posição que a partir dela faremos medidas no plano horizontal.


A linha DATUM não precisa estar preferencialmente na parte frontal da aeronave pode estar em qualquer lugar onde o fabricante da aeronave determinar.


BRAÇO, seria a distancia entre a linha DATUM e um ponto determinado na aeronave, na figura abaixo poderemos observar que a distancia entre o trem de pouso do nariz e de 50 inches e da linha DATUM até o trem principal é de 150 inches.


O Braço será positivo quando estiver para traz da linha DATUM e negativo se estiver n aparte dianteira da linha DATUM.



MOMENTO ou torque é uma grandeza física associada a movimento de rotação de um corpo, em torno de um eixo, que resulta da aplicação de uma força, ou seja, é o produto do peso multiplicado pelo Braço, como faremos isto? Bastara colocarmos nossa aeronave sobre balanças e multiplicar o peso de cara perna do trem pela distancia da linha DATUM.
Bem vamos la 700lb X 50 inches teríamos o momento de 35000 in-lb, e 900lb X 150 inches o momento seria de seria de 135000in-lb.
No próximo tropico vamos determinar o cg, mas antes vou ter de explicar mais algumas coisas como estações ok até bom fim de semana Professor Ayrton.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário